Às vezes este processo revela que nós temos um LEAD "ruim"; estas são as pessoas que realmente não querem o que nós estamos vendendo, mas desejam qualquer outra coisa de nós, normalmente grátis!
Um PROSPECT não só:
(1) quer o que você tem, mas também
(2) pode comprar e
(3) tem motivos para comprar agora.
Um verdadeiro prospect pode adquirir o que você está vendendo. Isso significa eles têm disponível - ou pode conseguir - os recursos necessários para fazer a compra. Além disso eles têm a autoridade para fazer a compra; "assinar o cheque", se for o caso.
Um verdadeiro prospect também tem uma razão para comprar agora. Talvez haja um evento externo que os leve a tomar uma decisão imediata. Ou talvez eles possuam uma razão interior -freqüentemente de natureza emocional - que os induza a abrir sua carteira e comprar agora.
Em algum lugar entre LEADS e PROSPECTS nós temos os COMPRADORES. Esses são compradores que querem o que você tem, e (2) que tenha a capacidade de comprar, mas nenhuma razão particular para comprar hoje. Muita energia da área de Vendas (e Marketing) é gasta em converter interessados em compradores. Os prospects são mais fáceis de serem convertidos, porque nós sabemos que eles vão comprar de alguém, e logo.
As perguntas que nós escolhemos fazer para as pessoas que nos dão atenção precisam nos ajudar a distinguir uma dessas 3 possibilidades. Nós vamos conseguir mais decisões positivas de compras quando nós pudermos estabelecer que um LEAD é verdadeiramente é um PROSPECT.
Você vende soluções para pelo menos um problema. Você deve isto a seus prováveis clientes para ajudar-lhes a se ajudar contratando sua empresa o mais cedo possível.
|
Paul Johnson, da Panache and Systems LLC, é consultor e conferencista de estratégias empresariais para impulsionar o desempenho sistemático de vendas usando os Atalhos Para o Sim (Shortcuts to Yes™). Encontre mais dicas para o desenvolvimento de equipes de vendas em panache-yes.com/tips.html.
© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Leads, Prospects, and the Huge Gap Between
Imagem: Callmunity 2011 - Grafiteiros do Rio de Janeiro 5
|