Criando a base de empreendimento conjunto
Primeiro você terá que conhecer sua companhia, por dentro e por fora. Isso significa que você tenha uma compreensão clara da sua própria visão e também saiba como o público percebe sua empresa. Uma vez que esses elementos estejam determinados, eles serão a sua pedra fundamental. Ao procurar o sócio certo, sua visão não pode ser comprometida - e se isso significar mudar para um próximo candidato, então será a única opção viável para um empreendimento conjunto.
Analisando Prováveis Sócios
Agora faça sua lição de casa para achar uma companhia que esteja genuinamente interessada em uma parceria. Se você possuir uma pequena empresa, pode procurar outra de mesmo porte para associar-se - permitindo-lhe tornar-se concorrente de uma companhia maior. Ambas ganharão nesta situação. Porém, empresas pequenas e grandes deveriam estar abertas a atuarem em conjunto, pois isto também pode resultar em benefício para ambas.
Pense na separação
Uma vez que você encontrou o parceiro adequado, planeje o seu divórcio. É isso mesmo: planeje o seu divórcio. Esta é uma tática empresarial usada comumente, onde na formalização do negócio, você leva em consideração cuidadosamente toda e qualquer coisa que possa dar errado. Isto gera confiança em cada entidade e dá a ambas a visão clara do futuro, porque foi removida a insegurança relativa ao pior cenário previsível.
Abra as linhas de comunicação
Agora que sua parceria está formada lembre-se que a relação vai exigir uma comunicação de qualidade. Estabeleça encontros semanais para monitorar o progresso como um todo, assim como também pesquise como cada entidade está avaliando internamente a sociedade.
Como acontece em qualquer relação, haverá assuntos a serem discutidos. Manter atenção sobre qualquer problema é crucial. Estes assuntos podem crescer e tornarem-se um problema grande que pode vir desnecessariamente a destruir o empreendimento conjunto. Comunique com regularidade. A agenda diária deveria incluir a avaliação dos pontos previstos para o seu divórcio, para ter certeza de que tudo ainda está de acordo.
Crie o Plano de Negócios
Faça o plano de negócios do empreendimento. Uma vez que as partes passaram a conhecer as forças e fraquezas de cada um e compartilharam suas idéias e acordos, faça um plano conjunto. Chegue a um acordo sobre fornrcedores, organograma e atribuições. Os parceiros devem fazer isto juntos.
Se ao completar quaisquer desses passos você entrar em uma série de conflitos, pode ser a hora da mudança para encontrar outro parceiro. Negocie as coisas que são menos cruciais no cumprimento da sua própria visão. Se você permanêncer baseado nos seus fundamentos, você vai formar uma situação ganha-ganha com a companhia parceira.
|
Christian Fea - é CEO da Synertegic, Inc. Uma consultoria de Marketing de Colaboração. Ele leva os dirigentes empresariais a descobrir e implementar táticas de marketing de Integração, Alianças e Parcerias para superar desafios de seus negócios específicos. Ele demonstra como criar sua própria Estratégia de Marketing de Colaboração para aumentar suas vendas, taxas de conversão e retorno de clientes.
Contatos: [email protected] e www.christianfea.com
© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- The Win-Win of Joint Ventures
Imagem: Callmunity - Trem da Central do Brasil - RJ
|