Não há nenhuma dúvida de que as redes sociais, ou mídias sociais se você preferir, são a bola da vez. Um relatório publicado pela Forrester's Research indica que 51% dos americanos conectados estão ligados a uma rede social. Outros 73% estão consumindo regularmente alguma forma de conteúdo social. As pessoas estão se conectando, falando umas com as outras e trabalhamdo online colaborativamente a uma taxa surpreendente.
Algumas pessoas estão usando tudo isto por razões pessoais. Eles estão compartilhando suas receitas, suas fotografias e suas idéias para ficar atualizados com os seus amigos e sua família. Nas empresas as pessoas estão usando os sites de redes sociais para construir suas carreiras, promover seus negócios e cultivar suas reputações.
Os sites mais populares de rede social são Facebook, MySpace, LinkedIn, Orkut e Twitter. Cada um desses sites tem um posicionamento exclusivo e serve a um público ou propósito particulares. Há outros sites de redes sociais, contados aos milhares, que, até agora, permanecem anônimos.
O propósito deste artigo não é prover informação sobre qual site de rede social você deveria escolher e por quê, mas proporcionar-lhe dicas de etiqueta na sua utilização. Uma vez mais, como com e-mail, celulares, Blackberries e outros dispositivos tecnológicos ou meios tecnológicos de comunicação, nós nos baseamos em regras para uma utilização com cortesia e consideração.
Estou dando início a uma lista de doze dicas de etiqueta na condução de redes sociais para os profissionais polidos. A lista vai, sem nenhuma dúvida, crescer com o tempo.
1. Preencha seus perfis on-lines com informações completas sobre você e seu negócio. Use seu nome real e sua própria fotografia. Seu gato pode ser adorável, mas, a menos que você seja um veterinário especializado no cuidado e tratamento de felinos, não se tornará atraente.
2. Use um perfil diferente ou conta para suas conexões pessoais. Negócios e prazer não se misturam neste meio.
3. Crie uma seção em seu perfil principal detalhando quem você busca como amigo e peça que os visitantes sigam aquela informação. Não é todo o mundo que precisa participar da sua rede.
4. Publique informação de valor. Não fale apenas de você e de sua empresa.
5. Não procure estranhos pendindo-lhes para que sejam seus amigos apenas para tentar vender para eles seus produtos ou serviços. Você vai perder depressa credibilidade e seus chamados "amigos".
6. Escolha um apelido que o represente bem e à sua companhia. Não escolha "Perdedor1" a menos que você queira ser conhecido assim.
7. Não mande mensagens de aniversários, convites para jogos on-line ou outros desperdiçadores de tempo usando o site de relacionamento.
8. Não ponha nada na Internet que você não queira que seu futuro chefe, cliente atual ou clientes em potencial leiam.
9. Confirme as pessoas que queiram o segui-lo ou ser seus amigos. Sua mãe tinha razão quando dizia que as pessoas julgam você pelas suas companhias.
10. Se alguém não quiser ser seu amigo, aceite sua decisão. Eles têm o direito de fazer aquela escolha e você tem que aceitar isto.
11. Nunca publique nada quando você estiver cansado demais, com mal-estar, irritado ou chateado.
12. Prepare suas postagens, atualizações ou twitters usando um processador de textos. Assim você pode conferir a gramática e a ortografia antes de enviá-los.
O mundo das redes sociais é novo para a maioria de nós, mas há pequenas diferenças nos contatos com pessoas on-line e offline. No entanto as mesmas doutrinas básicas continuam valendo. Confiança e autenticidade permanecem no topo da lista.
Lydia Ramsey é uma palestrante profissional, especialista em etiqueta, treinadora corporativa e autora de MANNERS THAT SELL - ADDING THE POLISH THAT BUILDS PROFITS ("Boas Maneiras que Vendem - Acrescentando Refinamento Que Gera Lucros").
Ela já foi citada no New York Times , no Investors' Business Daily e no Entrepreneur, Inc . Você pode encontrar seus programas, produtos e serviços estão disponíveis em www.mannersthatsell.com .