Imagine isto: você passou horas trabalhando para preparar uma proposta que contemplasse o pedido do seu cliente e, finalmente, está pronto para clicar em ENVIAR. Você pensa no destinatário conferindo a sua caixa postal imediatamente e fazendo um contato dentro de algumas horas para fechar a transação. A partir daí você se imagina assinando o contrato e depositando um belíssimo cheque na sua conta-corrente.
O que você não sabe é que seu cliente não lê os e-mails todos os dias. Você não perguntou a ele qual a sua forma de comunicação preferida. Infelizmente para você, seu concorrente não desperdiçou o chute e perguntou: "Como você gostaria de receber esta informação? " Até que sua proposta via e-mail seja aberta e lida, a transação já está finalizada, mas não com você.
|
Talvez você tenha ligado para o cliente, que não estava na empresa, então você deixou a informação no correio de voz e ficou esperando o dia inteiro por uma resposta. Como podemos concluir, essa pessoa só escuta suas mensagens ao término do dia. Uma vez mais, o seu concorrente sabia disso.
Nós estamos totalmente dominados pelos meios de transmissão de informações. Estudos atuais indicam que o e-mail é a ferramenta de comunicação empresarial do momento. Porém, muitas pessoas ainda preferem o telefone, que tornou-se inseparável dos escritórios desde que Alexander Graham Bell falou com o Sr. Watson diretamente da outra sala. Este dispositivo não é mais fixado à parede nem só é encontrado com exclusividade nas escrivaninhas. Nós podemos levar nossos telefones celulares conosco onde formos e usá-los sempre que nós precisarmos. Algumas pessoas vivem lado a lado com seus telefones móveis. Assim você pode até esquecer da linha do escritório.
O telefone, seja de qual tipo for, vem com toda sorte de funcionalidades, inclusive correio de voz, identificador de chamadas e chamada em espera. Uma característica especial dos celulares é a possibilidade de se enviar mensagens de texto. Há pessoas que raramente falam diretamente com os outros. Eles enviam ou deixam mensagens.
Há ainda o fax, que há pouco tempo atrás era absolutamente revolucionário. Muitos fax atualmente estão cheios de teias de aranha. É resultado do uso do e-mail. Mas para algumas pessoas, o fax é mais conveniente para transmitir certo tipo de informação. Para outros o antiquado correio postal continua servindo ao seu propósito. Eles preferem documentos originais.
Todos nós temos nosso meio de comunicação preferido. Se você quer ter sucesso, fazer o seu negócio crescer e desenvolver bom relacionamento com os clientes, descubra como eles querem se comunicar.
Só porque você pensa que o e-mail é a ferramenta mais eficiente, não significa que seus clientes atuais e prospectivos gostam de sentar-se frente a um computador todo o dia. Alguns podem preferir usar o telefone de forma que eles possam discutir os assuntos e avaliar as reações - algo que é difícil de se ver por e-mail. Outros podem se sentir mais confortáveis em receber sua proposta pessoalmente.
Respeitar as preferências de comunicação do seu cliente não é só uma cortesia, é um bom negócio.
E o que interessa mesmo é a satisfação do cliente - não a sua!.
|