Vamos examinar cada um dessas qualidades, para ver que lições podemos tirar.
Primeiro: Papai Noel tem uma declaração de posicionamento e a usou durante décadas para torná-la consistente com a sua missão.
É esta consistência que o ajudou construir uma franquia de marca que é a inveja de muitos outros empreendedores. Não importa que tipo de veículo de comunicação ele usa, a sua mensagem é confrontada com a sua declaração de posicionamento.
A Fed-Ex e a UPS também entregam pacotes de encomendas, mas eles não fazem isto no meio da noite em um trenó puxado por oito renas minúscula. A Fed-Ex e a UPS também entregam pacotes, mas eles não fazem isto no meio da noite em um trenó puxado por oito pequenas renas. Noel deixou o mercado sem saída com a sua singularidade.
Ele não hesita a respeito do mercado que ele identificou na sua declaração de posicionamento. O seu objetivo não é toda forma de vida baseada no carbono. Ele se concentra nas crianças.
O Velho Noel aperfeiçoou a suas informações com a eficiente mineração de dados.
Quem mais sabe se você:
- está dormindo ou acordado
- se quer uma Barbie ou um taco de beisebol
- se foi malcriado ou agradável
Noel inventou o marketing virótico. Como seus clientes envelhecem e se tornam pais, eles cativam o grupo emergente de clientes a seu favor. Eles sabem que se entregarem a mensagem do Papai Noel, serão beneficiados com o bom comportamento das suas crianças.
E não são só os pais. Outros também, ajudam. Noel nunca gastou uma moeda de dez centavos em anúncios. Ele usou boas táticas de relações públicas para desenvolver, administrar e manter relações sólidas com os seus parceiros.
Pense nos anúncios da Coca-Cola que trazem o Sr. Noel.
Pense em todos os suplementos de jornal que trazem sua imagem durante o período das festas de fim de ano. Imaginem a quantidade de seus ajudantes em todas as lojas de departamentos em todos lugares.
Por causa da sua adesão às táticas de marketing simples, todo o mundo ama o Papai Noel.
Nada mal para um velho assaltante acompanhado da magia das renas.
|