Contando a Verdade Sobre Marketing Social
© 2008 Robert Greenshields

Há muitas opiniões contraditórias de especialistas em Internet Marketing de como lucrar com a popularidade no marketing social.

O marketing social diz respeito a como cultivar o seu negócio com base em sites dirigidos a usuários como Youtube, Facebook e Twitter (e centenas de outros).

Alguns aconselham que você deveria criar um número grande de identidades diferentes em muitos sites e então começar a promover suas próprias páinas, visando adquirir tráfego extra.

A visão alternativa é que você deveria selecionar cuidadosamente um ou dois sites relevantes, construindo um perfil pessoal neles e contribuindo com conteúdos de valor para as comunidades antes mesmo de pensar sobre marketing.


A questão é que ambas as estratégias podem funcionar - e talvez a primeira até mesmo possa gerar resultados mais rápidos.

Mas, deixando de lado o risco de você ser banido desses sites, isto parece um pouco com uma junção de 10 grupos de redes de relacionamento de locais diferentes, como a Câmara de Comércio ou BNI Brasil - e abordando-os apenas com formulários para pedidos de encomendas, ao invés de concentrar esforços em construir relações fortes em apenas um ou dois sites.

E, como a maioria das redes sociais não são realmente focadas em negócios - muitos de sus associados têm fortes sentimentos negativos a respeito de qualquer tipo de abordagem de marketing ou vendas. É como correr ao redor do campo de golfe ou de uma Acedemia pedindo para todo o mundo comprar seus produtos.

No livro de Kevin Hogan (http://www.kevinhogan.com/) a Psicologia de Persuasão (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?isbn=8501049204), ele descreve a "Lei de Amigos" que diz ser mais provável alguém fazer o que você sugere se ele acredita que você tem as melhores intenções em mente.

Esta possibilidade aplica-se ainda mais no ambiente on-line em constante mudança. As pessoas acham mais difícil de saber em quem confiar quando estão procurando alguém para ajudá-los, em vez de interessados em vender para eles.

A grande vantagem do desenvolvimento do marketing social on-line e da rede de relacionamentos é que dá acesso ao infinito universo de contatos para os empreendedores do mundo inteiro e não só para confiarem nas organizações locais.

Está claro que este tipo de marketing de rede crescerá em importância cada vez mais, mas que a maioria dos empreendedores ainda não começou a tirar vantagem disto.

Estas são algumas das chaves de sucesso com o marketing social:

- Defina seus objetivos:
Decida o que você quer. Por exemplo: contatos ou informações.

- Seja seletivo: Foque em seus objetivos, não se distraía.

- Administre seu tempo: Fixe limites rígidos de quanto tempo você vai gastar nas redes sociais a cada dia.

- Dê antes de pensar em receber: Contribua às comunidades.

- Seja consistente: visite suas páginas com regularidade.

O Marketing Social é um campo em desenvolvimento rápido, mas que ainda está em seus dias iniciais. Dedicar algum tempo para aprender como ele pode lhe ajudar a fazer crescer o seu negócio pode ser muito recompensador.

 

Robert Greenshields é um treinador de sucesso de Marketing que ajuda empresários e profissionais independentes a desenvolverem estratégias de abordagem e marketing para a geração de lucros mais altos. Assine sua newsletter grátis para os conhecer os seus 7 Segredos para tornar o seu marketing mais efetivo.
Visite: www.PersuasiveMarketingPower.com

© Copyright 2012 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Telling the Truth About Social Marketing

Imagem: 2011 Callmunity - Cinelândia - Rio de Janeiro