Dica de Liderança do Dia dos Namorados
© 2007 John G. Agno

Os líderes sabem, e a ciência descobriu, o propósito mais profundo da emoção: os mecanismos de familiarização da emoção permitem que dois seres humanos percebam os conteúdos das mentes, um do outro. A emoção é a mensageira do amor; é o veículo que leva todos os sinais de um coração transbordante até o outro.

Os neurônios espelho são conectados à região da emoção do cérebro, o chamado sistema límbico, e recriam a experiência as intenções e sentimentos dos outros dentro de nós mesmos. Seu cérebro límbico (o cérebro emocional) trabalha em sintonia e às vezes em conflito com o córtex cerebral (que controlaa a mente abstrata - as funções cognitivas de linguagem, solução de problemas, física, matemática).

"Para relacionar bem com outras pessoas, nós precisamos entender de onde elas vêem para não interpretar mal as suas intenções", diz Regina Pally, psicoterapeuta de Los Angeles e professora clínica na UCLA. "Os Neurônios espelho levam-nos a entender a emoção dos outros." São os mesmos neurônios corticais que também processam o sentido do tato iluminam-se quando você vê outra pessoa sendo tocada. Os neurônios espelho também nos deixam sentir a dor de outra pessoa. Nós sentimos as sensações dos outros em nosso próprio cérebro emocional como se nós estivéssemos tendo essas mesmas sensações.

Dentro do esplendor do seu cérebro límbico, os mamíferos desenvolveram uma capacidade que nós chamamos de ressonância límbica - uma sinfonia de troca mútua e adaptação interna, por meio da qual dois mamíferos sintonizam os estados internos de um ao outro. É a ressonância límbica que torna o olhar na face da outra criatura emocionalmente correspondente numa experiência de múltiplos graus de complexidade.

Em vez de ver um par de olhos como duas bolotas coloridas, quando nós olharmos para eles, para um cérebro límbico nossa visão se aprofunda: as sensações multiplicam-se, da mesma maneira que dois espelhos colocados em oposição criam um ricochete de reflexões cujas profundidades evoluem ao infinito. O contato de olhares, mesmo que ocorra a metros de distância, não é uma metáfora. Quando nós conhecermos o olhar do outro, dois sistemas nervosos alcançam uma ligação palpável e íntima.

Exercite o poder do seu cérebro límbico olhando profundamente para os olhos de alguém hoje.

 

John G. Agno é coach certificado para executivos e negócios.da Signature, Inc., PO Box 2086, Ann Arbor, MI - USA ZIP Code 48106. O conhecimento mais crítico é o auto-conhecimento: www.MentoringandCoaching.com

© Copyright 2012 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Valentine's Day Leadership Tip

Imagem: 2011 Callmunity - Paquetá - Rio de Janeiro (RJ)