Mercado de Carbono - Sobre o que estamos falando?
© 2006 Davis Green

Há um esquema de comércio internacional em operação para emissões de carbono, mas muitas pessoas não estão atentas ao que disto pode ser percebido como a base da política de mudança do clima para a União Europeia e os E.U.A..

As empresas tem cotas fixas de quanto gás carbônico elas podem produzir por ano. Se produzirem mais que o permitido, então elas compram uma quantidade não utilizada por outra empresa que não alcançou sua cota ao produzir em um ano! Compreendido?

O mercado de emissões é particularmente relativo às emissões de gases estufa, responsáveis pelo efeito estufa, que provocam o mesmo efeito onde quer que eles sejam emitidos.


Emissões de gás carbônico - este um gás de estufa - crê-se amplamente que é um fator chave do efeito estufa, aumentando as temperaturas atmosféricas ao redor do mundo.

A idéia por trás do mercado de carbono era elevar o custo das empresas que continuassem poluindo, criando um incentivo para que se tornassem mais ambientalmente eficientes. Os créditos de carbono são comercializados de um modo semelhante a comprar e vender ações. Há várias companhias que oferecem para comprar e vender unidades de carbono. Muitas oferecem diferentes comissões e até cotas grátis. Eu até vi uma empresa que negocia Energia Renovável, Biodiversidade, e Gás de Estufa. como se fosse um varejista on-line, mas para coisas intangíveis. Dois quilos de maçãs, um saco de batatas e um crédito de Biodiversidade, por favor!!!

Em alguns países pode-se negociar no mercado de carbono. Para os países em desenvolvimento os benefícios potenciais de tal sistema são que eles poderiam vender cotas de gás carbônico para os países mais ricos. Esta renda poderia estimular o esperado crescimento econômico. Eles também poderiam atingir os seus compromissos com o Protocolo de Kyoto ao mais baixo custo possível, investindo em tecnologia mais limpa os recursos obtidos no comércio de unidades de carbono. Países como os E.U.A. e o REINO UNIDO poderiam pagar aos países da África para REFLORESTAR suas terras. Esta redução de gás carbônico no planeta permitiria que suas empresas emitissem gás carbônico extra na atmosfera. Provavelmente seria mais barato REFLORESTAR áreas da África do que comprar tecnologia mais limpa de última geração para empresas no Ocidente. Quantas árvores você poderia plantar com um milhão de dólares ou libras na África?

O custo de tecnologia mais limpa no Ocidente varia obviamente de indústria a indústria, tamanho da empresa, avanços tecnológicos disponíveis etc. Mas seguramente uma companhia não negociaria CO2 a menos que nós estivéssemos falando grandes somas de dinheiro. O comércio de carbono soa um pouco estranho para mim, parece como vender ar; mas se isto conduz a mais árvores plantadas e a uma redução na mudança do clima - tem todo o meu apoio!

NT: Para saber qual o seu impacto no aquecimento global, calcule quanto de carbono você gera ao ano. Visite www.carbonplanet.com/shop/offsets

 
FÓRUM DAS ÁGUAS - CAXAMBU (MG)
O que queremos para o mundo e para a nossas vidas
nos próximos 20, 30, 50 anos?
Um mundo mais justo e com responsabilidade social é possível.
Basta ter atitude! Faça parte desta história!

Dias 13,14 e 15 de junho de 2012
Hotel Glória, CAXAMBU - MG
Informações e inscrições: www.forumpoliticaspublicas.com.br
 

Davis Green é o fundador do Green and Ethical. Esta fonte verde crescente lista as 100 mais empresas Orgânicas, Ecológicas e Éticas. Nós também temos empregos verdes e um Fórum Verde!

© Copyright 2012 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Carbon Trading - What's All That About?

Imagem: 2012 - Callmunity - Obras do Porto Maravilha - Rio de Janeiro (RJ)