As pessoas estiverem focando mais que nunca no ambiente, as grandes corporações estão tentando atraí-las com políticas e programas que são considerados ambientalmente responsáveis. Enquanto algumas destas políticas e programas são inquestionavelmente só para publicidade, outras corporações estão dando passos gigantes oferecendo melhores serviços e produtos de um ponto de vista do aquecimento global. A indústria da responsabilidade ambiental vai ser reforçada nesta década. Então, vamos ver como um pouco de indústrias e companhias estão respondendo à ciência.
Um dos primeiros varejistas de ponta a realizar grandes avanços nas práticas empresariais atentas ao ambiente é o Wal-Mart. A companhia na década passada anunciou seus esforços determinados em reduzir os níveis de toxicidade nos seus produtos, abandonando o empacotamento com plásticos que possam prejudicar o ambiente, e aumentou o seu foco na venda lâmpadas fluorescentes de qualidade superior. |
Enquanto o Wal-Mart está levando a sério o exame de suas práticas empresariais do passado, relativamente poucos ainda estão acompanhando esta tendência para a consciência ambiental. Talvez seja porque eles estejam apenas cumprindo sua parte na chamada do dever, criando uma camada de simplicidade na propagação dos seus esforços. Claro que o só tempo dirá se o Wal-Mart permanecerá firme neste movimento novo, mas enquanto isso eles estão dando passos largos para tornarem-se um líder internacional nos esforços para limpar a Terra.
Muitos ainda estão querendo saber o que aconteceu aos carros elétricos, que pareciam como um passo previsível na última década, a indústria automobilística está implementando uma mudança lenta para as fontes alternativas de combustíveis. Isto inclui a nova onda de carros híbridos na rua, assim como também o desenvolvimento de tecnologias para economia do consumo de combustível fóssil nos motores de combustão. Também há anúncios e estudos em andamento na direção de pilhas termoelétricas de hidrogênio, embora alguns membros da comunidade investigativa estejam descrentes. Estas ações são anunciadas à medida que os preços de gasolina está atingindo novos picos e há uma ampla necessidade do bloco de países desenvolvidos em reduzir sua dependência em relação ao petróleo importado. A busca de outros fontes de combustíveis não satisfaz apenas este grupo, mas reduz os rastros de carbono deixados por cada motorista de carros nos nossos países.
Ao falar de carbono, o maior desafio na cena do desenvolvimento empresarial global é de uma progressão para a neutralidade de carbono. Claro que isto significa oferecer serviços, produtos e embalagens que não deixam o ambiente pior do que estava antes. Como em qualquer outro assunto, é claro que os analistas desejam saber quanto desta neutralidade de carbono teórica é simplesmente exagerada, e quanto é de fato um esforço para se mudar para uma nova direção. Infelizmente o consumidor não pode esperar para contabilizar.
Permanece em avaliação quanto de nossa atual tendência para os negócios e práticas individuais verdes vieram para ficar e quanto delas é simplesmente uma moda passageira. Inquestionavelmente, as pessoas e os governos têm seguido por algum tempo uma tendência de reciclar, mas muito desta nova preocupação é estimulada por ataques ferozes da mídia, como o documentário de Al Gore, Uma Verdade Inconveniente, e o filme brasileiro Lixo Extraordinário. Enquanto isso, será interessante olhar e ver quantas empresas aderiram ao movimento ambiental.
|