Chamadas Frias Dão Calafrios?
© 2008 Lynn Powers

Algumas pessoas são ótimas nisto. Chamadas para estranhos e pessoas que eles pouco conhecem são fáceis para eles. Falam com facilidade e não levam nada para o lado pessoal quando os clientes potenciais tornam-se rudes, soltam palavrões ou batem o telefone nas suas orelhas. Algumas pessoas nascem para ser vendedores de chamadas frias.

Então, existimos nós - o resto.

Tudo começa com um suor frio, as mãos tremendo, o coração batendo tão alto que os vizinhos pensam que alguém está batendo na sua porta!

Deixamos para depois. "Fazer Chamadas" ficam no final da lista de nossas tarefas diárias e nós convenientemente nunca chegamos até elas. Assim, permanecem na lista do próximo dia. No final da lista. O ciclo continua. E as ligações nunca são feitas.

Mas há tempos em que as ligações frias podem ser uma idéia boa, é necessária. Talvez você tenha conseguido uns dois contatos e se adiar, pode perder a oportunidade de ganhar os novos clientes. Você sabe que precisa ser feito, mas o pensamento de pegar o telefone gera estresse.

Vou dar algumas dicas para esquentar a idéia de uma chamada fria.

1. Escreva seu script. Para evitar titubear com suas palavras ou esquecer pontos importantes, ajuda ter um roteiro à sua frente quando ligar para os clientes. Pratique várias vezes em voz alta, assim você não acaba seguindo automaticamemnte o seu roteiro. Você não quer que as pessoas pensem que eles estão falando com um robô! As duas primeiras ligações podem parecer forçadas, mas logo suas palavras fluirão livremente e uma olhadinha ocasional no seu script será tudo que você vai precisar.


2. Ofereça coisas GRÁTIS. As pessoas amam ganhar algo e, quando ouvem a palavra GRÁTIS, provavelmenta vão para para escutar. Ofereça um brinde ou desconto com o seu primeiro pedido ou apenas por recebê-lo numa reunião por meia hora. Este é um grnde modo para conseguir que as pessoas experimentem ou, ao menos, escutem o que você tem a dizer.

3. Vá em frente. Não há nada como expor os seus medos para quebrar o elo de confiança. Fazer sua primeira ligação pode consumir toda a sua força, mas você vai ganhar tudo de volta, e mais um pouco, assim que você desligar. Mesmo se a chamada não resultar em uma venda, você cumpriu a tarefa! Você controlou o seu medo, o que já é um sucesso!

4. Bola pra frente.
Muitas vezes você encontrará pessoas rudes, mesmo entre aquelas que pediram informações ou estão esperando sua chamada. Mas, lembre-se que eles não estão rejeitando você pessoalmente. Talvez eles apenas tenham tido um dia ruim ou estão assistindo seu programa de TV favorito. Pergunte se pode ligar numa hora melhor e depressa encerre a chamada. Então, apague a lembrança e bola pra frente!

Como qualquer outra coisa, lidar com chamadas frias depende não só de uma pequena prática para fazer com que as palavras saiam naturalmente, mas também para desenvolver carapaça e a determinação de manter a chamada apesar da rejeição. Você obterá sucesso se você simplesmente persistir nisto. Quem sabe? Aquele que disser "sim", pode se transformar no seu melhor cliente. Logo, você estará se perguntando por que você transpirava tanto com suas chamadas frias.

 

Lynn Powers: Visite WahmZone, a comunidade para o Wahm e trabalhe em casa.
www.wahmzone.com ou www.wahmforums.com

© Copyright 2012 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Does Cold Calling Give You The Chills?

Imagem: Callmunity 2012 - grafitti nas ruas(RJ)